quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Promessas e condições.

Queridos irmãos.

Será que todas as promessas nas sagradas Escrituras de Génesis a Apocalipse são para todos os que crêem que Jesus é o filho de Deus?

Muitas promessas são amplamente difundidas como sendo para todos, porem é aconselhável fazer um breve estudo , considerando que existem condições para alcançar as promessas de Deus.

Neste texto varemos um breve estudo sobre promessas e condicionantes para alcançar as mesmas.
Deus é bom e somente Ele sabe todas as coisas.
Seus filhos precisam cada dia buscar intimidade e relacionamento com o Pai através de seu filho unigênito, é a partir dessa premissa que alcançaremos as promessas de Deus para nossas vidas, Jesus nos ensina que não recebemos porque pedimos mal, ou seja, não sabemos pedir como convém.
Faremos um breve estudo sobre promessas para Antiga Aliança e as promessas na Nova e Eterna Aliança que para mim são mais excelentes.
Inicialmente devemos entender a seguintes afirmativas:
1º Para alcançar uma promessa Deus sempre impõe uma condição, não basta pedir é necessário atender a condicionante;
2º Nem todas as promessas são para todas as pessoas, existem promessas para os que estão sobre a Lei e promessas para os que estão na Graça;
3º Existem promessas para esta vida e promessas que somente alcançaremos na vida eterna.
Vejamos alguns exemplos;
A grande maioria das promessas na Antiga Aliança são para esta vida, são benefícios visíveis e quase sempre mensuráveis. O povo de Deus necessitava lutar, tinha muitos inimigos, necessitava de terra para constituir sua Pátria e principalmente de alimento físico devido às dificuldades de produção, neste período o acumulo de riqueza era sinal de bênção divina.
Deus falava por meio de seus profetas, os quais transmitiam o povo os Estatutos de Deus, era com base no nestes estatutos que eram compiladas as Leis que o povo atendendo plenamente obteria as promessas.
Muitas são as promessas, veremos apenas algumas, um breve compilação da grande maioria destas. Veremos um exemplo em Deuteronômio 29: Guardai, pois, as palavras desta aliança, e cumpri-as, para que prospereis em tudo quanto fizerdes.
Melhor e mais abrangente exemplo podemos estudar em Deuteronômio 28


28:1 E SERÁ que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra.
28:2 E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus;
28:3 Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo.
28:4 Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais; e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas.
28:5 Bendito o teu cesto e a tua amassadeira.
28:6 Bendito serás ao entrares, e bendito serás ao saíres.
28:7 O SENHOR entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos, que se levantarem contra ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão da tua presença.
28:7 O SENHOR entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos, que se levantarem contra ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão da tua presença.
28:9 O SENHOR te confirmará para si como povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do SENHOR teu Deus, e andares nos seus caminhos.
28:9 O SENHOR te confirmará para si como povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do SENHOR teu Deus, e andares nos seus caminhos.
28:10 E todos os povos da terra verão que é invocado sobre ti o nome do SENHOR, e terão temor de ti.
28:11 E o SENHOR te dará abundância de bens no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto do teu solo, sobre a terra que o SENHOR jurou a teus pais te dar.
28:12 O SENHOR te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo, e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas nações, porém tu não tomarás emprestado.
28:13 E o SENHOR te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir.
28:14 E não te desviarás de todas as palavras que hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, andando após outros deuses, para os servires.
28:14 E não te desviarás de todas as palavras que hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, andando após outros deuses, para os servires.
28:15 Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do SENHOR teu Deus, para não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que hoje te ordeno, então virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão:

Fica muito claro que estas promessas são para esta vida destinadas aos patriarcas que estão sob as regras da Leis, estas não são promessas feitas pelo Senhor Jesus para os seus servos para os que estão sobre a dispensação da Graça, é só observar as palavra de Jesus para verificar que para os servos as promessas são outras, mias excelentes, quase sempre invisíveis e eternas, ou será que queremos inimigos feridos?
Jesus nos mandou orar e ajudar nossos inimigos, ensinou que para sermos grandes no Reino de Deus sejamos os menores aqui e sirvamos a todos, será que o povo de Deus ainda quer ser temidos pelas nações?
Alguns dizem que devemos ter uma visão espiritual destas promessas para aplicadas nesta dispensação da Graça, na realidade as promessas contidas no AT foram necessárias para aquela período onde o povo precisava muito vencer seus inimigos terrenos.
As novas promessas feitas pelo Senhor Jesus são mais excelentes:
Receber o Espírito Santo que nos convence do Pecado da Justiça e do Juízo assegurando nosso acesso ao coração do Pai;
Nos contentarmos com uma vida simples e acumularemos tesouros no Céu, na nosso Conta Bancaria Celestial os créditos são depositados em moeda celestial: Amor, caridade, piedade, paciência, longanimidade, domínio próprio, acumula mais quem da do que quem recebe.
Cura para enfermidades na carne e do Espírito;
Bom animo nas adversidades, Libertação contra as prisões e armadilhas do Diabo;
Armas espirituais de amor e paciência são promessas para nos agora.
Morar e andar ruas de Ouro, livre de sofrimentos em paz eterna junto de Jesus e Deus Pai;
Destruir as obras do diabo;
Plantar a palavra e colher a cem por um;
Ter vida em familiar com centenas e casas, pais, mães, irmãos;
Prolongar os seus dias honrando Pai e Mãe (única mandamento com promessa para esta vida)
Receber um novo nome e a cora da vitoria;
Ser chamado de bendito do meu Pai.
São promessas para os que chegarem a Jerusalém Celestial.
Estas são para mim muito mais preciosas e excelentes. Para serem alcançadas não necessitamos cumprir mais de 600 Leis, As condições para estas maravilhosas promessas são mais simples e as condições, justas: se arrepender de seus pecados, confessar que Jesus é o único de suficiente salvador e amar ao próximo que é o cumprimento de toda Lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário