terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

O exemplo para ser bom começa de casa!

Com os continuados e crescentes escândalos motivados pelos desvios de dinheiro publico, cresce em escala proporcional as criticas contra os agentes públicos e surgem de todos os segmentos da sociedade sugestões para moralização e transparência na aplicação dos recursos provenientes da arrecadação de impostos.
Como não poderiam ficar de fora, as lideranças religiosas são vozes ativas nesse processo a favor da moralização, contudo o bom exemplo deveria começar com a própria igreja. Com os atuais recursos tecnológicos e de comunicação as congregações deveriam criar um tipo de Portal da Transparência e publicar todo o balanço financeiro da congregação, quanto foi recebido diariamente em dízimos, ofertas, campanhas e vendas de produtos e como este dinheiro esta sendo investido.
Muitos são contrários a idéia da Igreja realizar qualquer tipo de “prestação de contas” os lideres se sentem ofendidos por uma possível desconfiança de suas ovelhas.
E assim a Igreja que deveria ser exemplo de correção, ser admirada por toda sociedade como foi a Igreja primitiva, na realidade é alvo constante de criticas por inúmeros escândalos: Casal de Pastores escondendo dinheiro dentro de bíblia, comprando mansões com dinheiro da Igreja, Lideres de desvencilhado suas congregações criando um feudo passando o poder de pai para filho e neto, tem Pastores e congregações envolvidos na operações da Policia Federal e tantos outros.
Só arrumando a casa é que a Igreja fará a diferença e será considerada verdadeiramente uma instituição a serviço de Deus e não mais intuição preparada para enriquecer pessoas desonestas.

2 comentários:

  1. Ótima idéia, mas duvido que façam isto. Seria como levantar o tapete e ver tudo que está embaixo...

    ResponderExcluir
  2. Nestes anos de convertido, somente em uma Igreja em Cinelândia – DF vi todo o balanço financeiro exposto para todos os irmãos. A Igreja deve ser transparente para ter credibilidade junto a sociedade.

    ResponderExcluir