quinta-feira, 17 de junho de 2010

Dependência

Durante algum tempo eu busquei entendimento nas palavras do Senhor Jesus de ser como uma criança para entrar no Reino de Deus e que dos pequeninos é o Reino dos céus (Mateus 19 13:14), sempre me perguntava se seria a inocência de uma criança o fator preponderante para alegrar o coração do Pai. Com o passar do tempo e a buscando na palavra o entendimento desta condição o Espírito Santo em sua imensa misericórdia me esclareceu esta pequena mais importante duvida.
Vamos compartilhar o que Deus tem me ensinado:
No pecado original a serpente ludibriou Eva que por sua vez convenceu seu Esposo a compartilhar deste pecado, muitos acreditam que este pecado que destituiu o homem da Maravilhosa presença de Deus foi a desobediência, comeram do fruto que Deus determinou não comer, realmente desobedeceram ao Pai, parece então que o pecado original, não tem nada com o comer uma maca, ou mesmo o ato sexual e sim a desobediência. Mas se verificarmos atentamente nas sagradas escrituras veremos que o Diabo quando tentava Eva para desobedecer a ordem de Deus fez uma grande oferta (Genesis 3:5) , comer do fruto e ser semelhante ao Altíssimo, foi justamente por esta pretensão de ser semelhante ao Deus Altíssimo que Lúcifer foi expulso com sua legião de seguidores. Então fica muito evidente que o grande pecado foi a vontade do homem de ser semelhante a Deus, pois que é semelhante é igual e independente, tentar ser independente de Deus foi o grande pecado do homem, capaz de tirar todo descendência de Adão da maravilhosa convivência física com Deus no Paraíso, claro que o Diabo não teve pleno sucesso no seu intento, o Plano de Deus através do sacrifício de seu Filho Jesus na Cruz!
Continuando a meditar nas escrituras verificamos que logo após este pecado da tentativa de ser independente do Pai o homem o homem cometeu outro terrível pecado, o segundo pecado foi o assassinato no seio de uma família, um irmão matou o outro, Caim matou Abel
Mas o quem tem isso com o ensinamento de Jesus Cristo de ser como criança para ser digno de passarmos a eternidade junto ao nosso criador em seu Reino de Justiça e amor?
Verdadeiramente as crianças têm um coração puro e inocente quanto menos idade, maior a inocência, contudo acabei aprendendo que a principal característica de uma criança e quanto menor mais evidente essa característica a sua plena e absoluta Dependência do Pai(Pai e mãe) todo pequenino em tudo depende, mas comer,dormir, se vestir em tudo a dependência ,e a condição básica da vida de uma criança, porem a grande maravilha desta condição de total e absoluta dependência é a confiança e justamente ausência de preocupação, a criança depende e tem certeza da provisão vinda do Pai, não existe criança com stress pelo dia de amanha, não se preocupe com o que vai comer , vestir ou se abrigar, quando muito basta choramingar e os Pais já sabem o fazer para satisfazer seu pequenino.
Em Mateus Jesus nos ensina a buscarmos primeiramente o Reino de Deus e sua Justiça e todas estas coisas (alimento, vestimenta e abrigo) nos serão acrescentadas, Jesus quer que sejamos como crianças, dependentes do Pai, o Pai sabe de nossas necessidades básicas e se confiarmos Nele, Ele nunca falhara.
Meu filho João Luiz tinha menos de 5 anos ele nunca se preocupou com seu sustento, o que vestir, o que iria comer, onde iria morar, ele apenas confiava que eu e sua mãe iríamos suprir suas necessidades. João tinha tanta confiança em mim que mesmo sem saber nadar se eu estivesse na piscina ele se jogava porque confiava na minha capacidade de protegê-lo em qualquer situação e se divertia o Maximo possível nesta condição aparentemente adversa para ele.
Queridos, eis o que aprendi: Jesus disse que o resumo de toda lei é: “Amaras a Deus sobre todas as coisas e a teu próximo como a ti mesmo” quem ama a Deus sobre todas as coisas anula o pecado da independência e volta a confiar plenamente na provisão do Pai e quem ama a seu próximo anula o segundo grande pecado, quem ama cuida e jamais tira a vida sendo capaz de dar a vida pelo irmão, assim fica evidente a derrota do diabo em seu plano de tornar a criação de Deus independente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário