quinta-feira, 2 de maio de 2013

Malaquias sim, Malaco não!

Uma das mais citadas passagens bíblicas para defender a entrega de dizimo nas Igreja é o livro de Malaquias 3:9-11 “Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação. Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos


Este é o perigo de ler e se focar apenas em versículos sem entender o contexto, na verdade este livro não foi escritos para os dizimistas e sim para os sacerdotes que na época estavam roubando os dízimos entregues pelo povo Judeu Vejamos em Malaquias 1 :6¨” O filho honra o pai, e o servo o seu senhor; se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o meu temor? diz o SENHOR dos Exércitos a vós, ó SACERDOTES, que desprezais o meu nome. E vós dizeis: Em que nós temos desprezado o teu nome?

Aqui fica claro que Deus chamava atenção não dos dizimistas , mas sim dos sacerdotes desonestos, e quanto ao fazer prova de Deus? , Malaquias 3:10 “Se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes”. Os lideres de hoje mais chegados ao dizimo, alegam e fazem conjecturas altamente espirituais “ abrir os céus é cair riquezas, o gafanhoto é o inimigo de Deus” tudo bobagem, abrir os céus é literalmente derramar chuva, pois sem chuva não tem colheita e sem colheita não tem alimento e dizimo que É e sempre foi uma oferta agrária, e quanto ao gafanhoto , literalmente Deus se refere ao animal gafanhoto que destrói as plantações, é simples assim.



Vamos a Nova Aliança e vejam se dizimar é esmo benção, considerando que o Dizimo é uma Lei : Deuteronômio 14: Certamente darás os dízimos de todo o fruto da tua semente, que cada ano se recolher do campo.

E, perante o SENHOR teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao SENHOR teu Deus todos os dias.

E quando o caminho te for tão comprido que os não possas levar, por estar longe de ti o lugar que escolher o SENHOR teu Deus para ali pôr o seu nome, quando o SENHOR teu Deus te tiver abençoado;

Então vende-os, e ata o dinheiro na tua mão, e vai ao lugar que escolher o SENHOR teu Deus;

E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o SENHOR teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa;

Porém não desampararás o levita que está dentro das tuas portas; pois não tem parte nem herança contigo.

Ao fim de três anos tirarás todos os dízimos da tua colheita no mesmo ano, e os recolherás dentro das tuas portas;

Então virá o levita (pois nem parte nem herança tem contigo), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o SENHOR teu Deus te abençoe em toda a obra que as tuas mãos fizerem.

Então vejamos o que o Novo testamento fala sobre os que buscam cumprir Leis: Gálatas 3:10-13

Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.

E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé.

Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá.

Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;

Certo é que somos responsáveis pelo sustento das Congregações e dos irmãos que vivem do evangelho e para o evangelho, mas sempre e necessariamente fundamentados na verdade e entrega de dizimo para Cristão é uma grande embromação.

Vivo pela fé no filho de Deus que me libertou das leis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário