terça-feira, 9 de março de 2010

Declare seu amor!

Poucas semanas atrás estivemos, eu e minha esposa, em um velório do pai de uma irmã em Cristo. Somos amigos desde antes da nossa conversão. Quando chegamos nossa irmã nos deu um abraço e declarou seu amor por nós. Em seguida, chorando, nos disse que gastaria de ter declarado seu imenso amor por seu pai. Nesse momento observei que essa dor do silêncio era tão grande quanto a perda seu amado pai.
Esse episodio me fez lembrar de minha família.
Sou o terceiro filho de seis irmãos, sendo cinco homens e uma mulher que é a irmã mais velha.
Meu pai, que atualmente é portador do mal de Alzheimer, tinha uma mente prodigiosa, escreveu vários livros de poesias e sobre a história de diversas entidades do Maranhão.
Meu pai era o verdadeiro homem nos padrões nordestinos; os filhos homens eram soltos e minha irmã presa em casa. Ele sempre dizia, “cuidem de suas cabras que meus bodes estão soltos”.
Recordo-me de ver meu pai chorar quando nasceu seu primeiro neto, filho de sua única filha e dele ficar com os olhos marejados na formatura de meu irmão Júnior, cujo nome é uma homenagem ao meu pai e ao meu bisavô, Luiz Alfredo Netto Guterres, médico admirado por todos pela sua grande dedicação ao ofício.
Meu pai foi um exemplo de seriedade, sempre foi o provedor da casa. Minha mãe tinha a responsabilidade de cuidar dos seis filhos e minha avó materna ajudava na administração das tarefas da casa.
Papai sempre teve uma vida difícil, perdeu sua mãe quando tinha apenas 6 anos de idade, trabalhou muito para sustentar a casa e manter seis filhos em boas escolas.
Com cerca de 30 anos teve um câncer violento, ficou curado. Aos 50 teve de ser submetido a dois procedimentos invasivos no coração e 5 anos depois teve outro câncer no pulmão, conseqüência dos cerca de 100 cigarros fumados por dia. Depois passou dois meses com a barriga aberta devido a um problema na sua próstata,
Deus sempre esteve com meu pai e o livrou de todos esses problemas.
Há aproximadamente 5 anos ele manifestou essa enfermidade que esta levando embora a sua memória. Tenho certeza que Deus está no controle.
Talvez as dificuldades enfrentadas durante sua vida e, principalmente, a ausência de sua mãe sejam os motivos de nunca ter ouvido de meu pai “eu te amo filho” apesar de suas ações sempre demonstrarem esse imenso amor por todos nós.
Quando da nossa conversão eu já morava em Brasília, um dia telefonei para ele e no meio da conversa disse “papai eu te amo”, ele gaguejou e mudou de assunto, mas não perdi a oportunidade de deixar claro para meus pais que sempre os amei independente de ouvir ou não o mesmo deles. Entendi o quanto é difícil para eles expressarem com palavras o seu amor por nós.
Quanto aos meus filhos, não existe um dia sequer que eu não deixe claro o imenso amor que tenho por eles e geralmente ouço que também sou andando.
Expressar seu amor e ouvir que somos amados é uma das melhores sensações que podemos desfrutar, é como um acalanto na alma.
Irmãos, Jesus nos ensinou a não amarmos somente com palavras, irmos adiante e concretizar nosso amor com atitudes.
Jesus não quer dizer que devemos calar nossos sentimos, devemos declarar nosso amor com a boca e demonstrar com nossas ações, é isso que agrada nosso Deus.
Amados (que palavra boa) creio que muitas das vezes que perdemos alguém muito próximo a dor da perda somente é comparada ao remorso de não ter dito e demonstrado nosso amor pela pessoa que partiu. Este entrou no descanso e não pode mais ouvir suas palavras, é isso que a Palavra nos ensina. bem diferente do que é crido por alguns não há comunicação dos mortos com os vivos.
Não deixem de expressar seus melhores sentimentos! É bom para você e para quem ouve. Sua boca fala o que seu coração está cheio e se faltar amor peça a Deus e Ele vai te abastecer gratuitamente.
Fale e demonstre com ações, isso fará bem a todos.

3 comentários:

  1. Peres, eu amei essa postagem!!! Linda, mesmo! Uma vez eu também escrevi sobre isso e uma amiga minha me ligou chorando depois de ler meu blog. Ela ligou para o pai dela e disse que o amava, coisa que ela não fazia. Foi lindo!!!!!
    Que realmente possamos, a cada dia, receber do AMOR de DEUS para que sejamos cheios, transbordantes desse amor!
    Saudades!

    ResponderExcluir
  2. Uma linda declaração de amor.

    E uma dúvida, você que é bisneto do grande médico Luis Alfredo Netto Guterres, sabe me dizer a data de sua morte. Pois estou fazendo um trabalho sobre ele e não encontro essa informação. Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Olá pessoal, não conheço vcs...mas diante das coisas escritas acima, percebi o qto são carinhosos, e o amor, a caridade e a perfeição...superam tudo..... se metade do mundo fosse assim....as coisas poderiam melhorar....
    Seja felizes !!!

    ResponderExcluir